segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Bons para dormir

Os alimentos que você deve incluir no seu cardápio para ter excelentes noites de sono





















A hora de dormir é sagrada e deve ser um momento prazeroso. Afinal, precisamos dele para repor energias, ter disposição e, principalmente, bom humor no dia seguinte. Mas nem todo mundo consegue desfrutar disso. Quem sofre de insônia que o diga. Um problema bem comum nos dias de hoje, afinal a correria eleva os níveis de estresse com tantas cobranças, problemas e agitações. Algumas pessoas perdem completamente o sono ou acordam no meio da noite e não conseguem mais voltar a dormir. Mas a solução para isso pode estar em sua alimentação. Alguns alimentos podem aterrorizar suas noites. Já outros ajudam a prevenir e até tratar esse terror noturno. “Essas pessoas devem evitar alimentos e bebidas, como pimenta, café, refrigerantes à base de cola, chocolate, chá mate, chá preto, canela, gengibre, gorduras, carnes vermelhas e massas com excesso de molho”, informa a nutróloga Liliane Oppermann. Uma pequena dose de álcool pode até induzir ao sono, porém, acaba não sendo produtivo se ela for maior, avisa a especialista, que indica os oito alimentos que vão fazer você ter noites de uma verdadeira Cinderela. Faça deles seus aliados. Que tal montar um cardápio rápido com nossas sugestões?

8 alimentos que você pode incluir no prato para ter noites tranquilas
Alface
É um alimento reconhecido por sua propriedade calmante e indutora do sono. A melhor forma de consumi-la é no jantar com molho de iogurte natural e ervas finas.

Cereal
Os cereais são ricos em fibras e até ajudam na perda de peso. Seu consumo, aliado a alimentos ricos em triptofano, ajuda a sintetizar melhor o aminoácido e, com isso, garantir uma boa noite de sono.

Vegetais verdes
Eles são ricos em magnésio, cálcio e vitamina B ajudam na hora de acalmar o corpo.

Noz-moscada
Este tempero já vem sendo usado há muitos anos em outros países como sonífero. Não é o máximo?

Chá de camomila
Funciona como excelente relaxante muscular. É ideal para pessoas que praticam musculação.

Hortelã
Contribui para o relaxamento dos nervos e boa digestão. Seu uso é indicado após as refeições.


Leite
O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono.

Maracujá
A fruta possui algumas propriedades que funcionam como calmante. Por esse motivo, além de acalmar, relaxa e faz dormir.

Um jantar para cair no sono
Aproveite as propriedades da alface e experimente consumi-la com molho de iogurte. Para beber, bata no liquidificador 1 limão espremido, ½ laranja, 1 copo de água, 1 colher  de chá de capim-cidreira e adoce a gosto. Não tem erro. É tiro e queda para uma boa noite de sono. Como sobremesa, mousse de maracujá light.

Mousse de maracujá Light
1 copo de iogurte desnatado
1 colher (chá) de gelatina sem sabor
100ml de água
1 colher (sopa) de polpa de maracujá
1 clara em neve
Adoçante a gosto

Modo de preparar
Dissolva a gelatina na água quente, junte ao iogurte, o maracujá e o adoçante. Bata tudo no liquidificador e por último dê uma leve misturada com a clara em neve e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.